COVID-19 no Paraná

Além de apresentarmos uma análise detalhada da evolução da epidemia de COVID-19 em Maringá, expomos aqui números gerais da evolução da COVID-19 no Paraná. Também mostramos os números do auxílio emergencial no estado usando dados obtidos do site brasil.io.

Casos e mortes acumulados no tempo

O mapa abaixo mostra o número de casos confirmados de COVID-19 em cada município do estado do Paraná (indicado por círculos coloridos em tons de vermelho). O tamanho do círculo é proporcional ao número de casos e a cor segue o esquema de cores mostrado abaixo do mapa. O mapa é interativo. A barra deslizante (acima do mapa) permite observar o número de casos em cada município desde os primeiros casos no estado (12/03/2020) até a data de atualização do nosso site. Esses dados são obtidos do site brasil.io que, por sua vez, extrai as informações dos boletins diários estaduais. Por conta disso e devido a um possível atraso nas notificações das cidades, os valores mostrados no mapa podem não ser os mesmos divulgados nos boletins municipais.

De modo similar ao número de casos, o mapa abaixo mostra o número de mortes em cada município do Paraná (indicado por círculos coloridos em tons de azul). O tamanho do círculo é proporcional ao número de mortes e a cor segue o esquema de cores mostrado abaixo do mapa. O mapa é interativo. A barra deslizante (acima do mapa) permite observar o número de mortes em cada município desde as duas primeiras mortes no estado (ocorridas em Maringá no dia 27/03/2020) até a data de atualização do nosso site. Esses dados são obtidos do site brasil.io que, por sua vez, extrai as informações dos boletins diários estaduais. Por conta disso e devido a um possível atraso nas notificações das cidades, os valores mostrados no mapa podem não ser os mesmos divulgados nos boletins municipais.

Taxa de crescimento

A taxa de crescimento do número de casos de COVID-19 é uma medida que permite acompanhar a evolução da dinâmica de crescimento da epidemia. Valores elevados indicam que a epidemia está se espalhando a um passo mais acelerado. Por isso, com o intuito de auxiliar no monitoramento da epidemia, calculamos o valor da taxa de crescimento $r$ nos últimos seis dias (como descrito na seção Modelo exponencial em nossa página sobre Modelos Epidêmicos) para todas as cidades do Paraná com mais de 5 casos de COVID-19. A figura abaixo mostra um mapa de calor em que as linhas representam cidades e as colunas representam a data em que a taxa de crescimento foi estimada. Os dados utilizados no cálculo das taxas de crescimento são obtidos do site brasil.io que, por sua vez, extrai as informações dos boletins diários estaduais. Por conta disso e devido a um possível atraso nas notificações das cidades, os valores calculados das taxas de crescimento podem não ser tão precisos.

Como mencionado anteriormente, o número de reprodução básico é uma medida utilizada para entender a dinâmica de propagação de uma epidemia. Valores elevados indicam que a epidemia está se espalhando a um passo mais acelerado. Por isso, com intuito de auxiliar no acompanhamento da epidemia, calculamos o valor do número de reprodução básico como descrito na seção Modelo epidêmico SIR para todas as cidades do Paraná com mais de 5 casos da COVID-19. A figura abaixo mostra um mapa de calor em que as linhas representam cidades e as colunas representam a data em que o número de reprodução foi estimado. Os dados utilizados no cálculo do número de reprodução são obtidos do site brasil.io que, por sua vez, extrai as informações dos boletins diários estaduais. Por conta disso e devido a um possível atraso nas notificações das cidades, os valores calculados do número de reprodução podem não ser tão precisos.



Para melhor identificar as cidades e os ritmos de espalhamento da epidemia, a figura abaixo mostra um ranking da taxa de crescimento para o último dia disponível em nossa base de dados.

Auxílio emergencial no Paraná

Durante a pandemia de COVID-19, o benefício financeiro denominado auxílio emergencial foi criado com o intuito de assegurar uma renda mínima a trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados. A figura abaixo mostra a porcentagem da população (usando dados de 2018) que recebeu concessões do auxílio emergencial em cada município do estado do Paraná. Os dados aqui utilizados foram disponibilizados pelo portal brasil.io que, por sua vez, coletou a totalidade das informações do Portal da Transparência do Governo Federal.

Observatório COVID-19 Maringá
Observatório COVID-19 Maringá

O Laboratório de Sistemas Complexos (ComplexLab) da Universidade Estadual de Maringá investiga sistemas complexos combinando ferramentas e abordagens da Física e da Estatística.